Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul doa uma tonelada de arroz ao Hospital São Julião
14 de outubro de 2025
Em uma audiência protocolar realizada nesta segunda-feira (13), no Palazzo Civico, sede da Prefeitura de Turim (Itália), o presidente do Hospital São Julião, Carlos Melke, foi recebido pelo Prefeito Stefano Lo Russo. O encontro contou também com a presença de secretários municipais, assessores, Gerry Lamesta e representantes da Associação Operação Mato Grosso, instituição italiana com longa história de cooperação com o hospital sul-mato-grossense.
Durante a reunião, Carlos Melke entregou pessoalmente ofícios-convite do Senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, e da Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, convidando o Prefeito de Turim para realizar uma visita oficial à capital sul-mato-grossense. O convite reforça a irmandade histórica entre as duas cidades, firmada em reconhecimento à solidariedade dos missionários turineses que contribuíram, há décadas, para a fundação do Hospital São Julião.
O Prefeito Stefano Lo Russo expressou grande entusiasmo com o fortalecimento desse vínculo e determinou o início dos preparativos protocolares para uma visita oficial a Campo Grande, prevista para 2026. A proposta é ampliar as relações institucionais, culturais e solidárias entre Brasil e Itália, fortalecendo a cooperação em áreas como saúde, assistência social e intercâmbio cultural.
Para Carlos Melke, o encontro simboliza mais do que um gesto diplomático — é uma reafirmação de valores compartilhados entre as duas cidades.
“O Hospital São Julião nasceu da generosidade e do espírito missionário dos italianos. Esse reencontro com Turim representa o reconhecimento de uma história construída com fé, caridade e compromisso com a vida”, destacou o presidente.
A reunião encerrou-se em clima de amizade e esperança, marcando mais um capítulo de aproximação entre povos unidos pela solidariedade e pelo desejo comum de transformar vidas.
A visita contou com a presença do Eminente Grão-Mestre, Irmão David da Silva Ribeiro, acompanhado pelos Irmãos Carlos Rezende (Secretário de Finanças), Abel Proença (Secretário de Previdência e Assistência), Senhora Matsue Nakamura Ribeiro e demais membros da administração do GOB-MS. A presença de todos conferiu ainda mais significado a esse momento de partilha e fraternidade, marcando um encontro de valores e propósitos em prol do bem comum.
A doação simboliza mais que alimento, representa esperança, dignidade e vida. Em cada gesto solidário, o Hospital São Julião reforça sua missão de acolher com respeito e humanidade aqueles que mais precisam, promovendo saúde e amparo social há mais de oito décadas.
O presidente da Associação Beneficente de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos Hospital São Julião, Carlos Augusto Melke, expressou sua gratidão pela iniciativa:
“Que este exemplo inspire outros corações a se unirem por um mundo mais justo, solidário e humano.”
A parceria entre o GOB-MS e o Hospital São Julião é um exemplo de como a união entre instituições e comunidade pode transformar realidades, alimentando não apenas o corpo, mas também a alma.
Assessoria de Comunicação


