Hospital São Julião

Hospital São Julião lança documentário sobre Irmã Silvia Vecellio

19 de agosto 2025

Ontem (18), o Hospital São Julião celebrou um momento histórico com o lançamento do documentário “Hospital São Julião: a arte de reabilitar vidas”.  O evento celebrou também os 94 anos de vida da Irmã Silvia, além da homenagem ao ator Ney Latorraca, representado com sensibilidade pelo companheiro de vida, o ator, diretor e escritor Edi Botelho.

A solenidade reuniu autoridades, lideranças e representantes da sociedade, em um encontro que reafirma a importância do São Julião como patrimônio humano, cultural e social de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Estiveram presentes a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o ex-governador André Puccinelli, o ex-secretário Edson Giroto, a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone Gonçalves, os deputados federais Beto Pereira e Geraldo Resende, os deputados estaduais Roberto Hashioka e Pedro Pedrossian Neto, além de dirigentes hospitalares como Alir Terra e Jary de Castro.

Carlos Augusto Melke, presidente da Associação Beneficente de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos (ABARH), destacou que o documentário está alinhado à pauta global da Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos quais a cultura exerce papel essencial na preservação do patrimônio histórico-cultural e a saúde mantém o compromisso de assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos.

“Recontar a  história da Irmã Sílvia Vecellio é reconhecer a força de uma mulher que não mediu esforços para reconstruir o Hospital São Julião com amor, visão e coragem. Este documentário eterniza não apenas sua trajetória, mas também os valores que ela deixa como legado para todos nós que acreditamos na saúde como um ato de amor ao próximo.”

O documentário foi uma realização da Macro Vídeo, em coprodução com a TBX Audiovisual e a Uaná Produções, sob a direção artística do jornalista Sérgio Carvalho, com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, da Fundação de Cultura de MS e da SETESC. 

A obra reúne imagens de arquivo, depoimentos de pessoas que participaram ativamente da transformação do hospital e cenas atuais que conectam passado, presente e futuro. Ao longo de três episódios, o público acompanhará momentos que vão da sapataria à palhaçaria, das esculturas de João Zumelho à poesia de Lino Villachá, revelando como o hospital transformou a dor em expressão artística e acolhimento.

O evento uniu arte, história, filantropia e compromisso social eternizando o São Julião como referência de amor e reabilitação de vidas.

Assessoria de Comunicação
Foto: Silas Lima 

Veja também

WhatsApp Image 2026-05-15 at 21.54
Hospital São Julião realiza palestra com Augusto Cury e mobiliza sociedade em evento solidário
Hospital São Julião realiza palestra com Augusto Cury e mobiliza sociedade em evento solidário 18 de...
Saiba +
WhatsApp Image 2026-04-02 at 12.05
Visita do Cônsul Honorário Fernando Fantauzzi ao Hospital São Julião Reforça Laços de Cooperação Internacional, com Intermediação do Senador Nelsinho Trad
Visita do Cônsul Honorário Fernando Fantauzzi ao Hospital São Julião reforça laços de Cooperação Internacional,...
Saiba +
1
Lixo Zero na Saúde: Hospital São Julião, uma experiência brasileira com impacto global
Lixo Zero na Saúde: Hospital São Julião, uma experiência brasileira com impacto global 30 de março de...
Saiba +