Hospital São Julião

Hospital São Julião realiza exames de contato para familiares de pacientes com hanseníase

27 de Janeiro de 2025

No último sábado (25), o Hospital São Julião promoveu exames de contato voltados para familiares de pacientes com hanseníase. O objetivo foi identificar possíveis sinais da doença entre os familiares e reforçar o cuidado preventivo. Esta ação faz parte das atividades do Janeiro Roxo.

O Diretor Técnico e Dermatologista, do Hospital São Julião, Dr. Augusto Brasil Filho, responsável pela organização do evento, ministrou uma palestra explicativa e sanou dúvidas acerca da doença. Durante a ação 28 pessoas foram atendidas, entre elas, quatro apresentaram suspeita da doença e foram encaminhadas para exames complementares, a fim de confirmar ou descartar o diagnóstico. Nas consultas, os pacientes passaram pela avaliação de possíveis lesões na pele, verificação de alterações de sensibilidade, avaliação de comprometimento de nervos periféricos e avaliação de possíveis alterações motoras.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença causada pelo Bacilo de Hansen que afeta os nervos e é transmitida por vias aéreas (como tosse, espirro e fala). Para adoecer com a hanseníase é necessária convivência prolongada com paciente sem tratamento, geralmente em média de 3 a 5 anos. Os principais sintomas são:

  • Manchas na pele (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) com alteração da sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque;
  • Espessamento dos nervos periféricos, associado a alterações sensitivas, motoras ou autonômicas;
  • Áreas com redução de pelos e suor;
  • Formigamento ou fisgadas, especialmente nas mãos e pés;
  • Perda de sensibilidade ou força muscular no rosto, mãos e pés;
  • Caroços ou nódulos no corpo, às vezes avermelhados e dolorosos.

Ao ser diagnosticado com hanseníase o paciente começa o tratamento com medicamentos que podem durar de seis meses a um ano. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença e evita agressões aos nervos. Assim especialistas recomendam que ao notar estes sinais procure uma Unidade Básica de Saúde e lembra que o tratamento é de graça disponibilizado pelo SUS.

Você pode nos ajudar a manter o Hospital São Julião de diversas maneiras. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (67) 3358-1500, ramal 1093. 

Texto & Foto: Heloísa Fontes – com informações do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Hansenologia 

Veja também

PREMIO-ZILDA-ARNS-🏆-🧓As-indicacoes-do-premio-Zilda-Arns-estao-abertas-desde-o-dia-5-de-maio-segunda-feira-ate-o-dia-16-de-maio-sexta-feira
Hospital São Julião é laureado com o Prêmio Zilda Arns 2025
Hospital São Julião é laureado com o Prêmio Zilda Arns 2025 8 de setembro de 2025 Em um marco histórico...
Saiba +
WhatsApp Image 2025-09-16 at 12.44
Hospital São Julião é líder em transplantes de córneas em Mato Grosso do Sul
Hospital São Julião é líder em transplantes de córneas em Mato Grosso do Sul 01 de setembro de 2025 Para...
Saiba +
WhatsApp Image 2025-08-21 at 11.25
Documentário "Hospital São Julião: a arte de reabilitar vidas" é apresentado para os alunos da Escola Pe. Franco Delpiano
Documentário “Hospital São Julião: a arte de reabilitar vidas” é apresentado para os alunos...
Saiba +