Do Cotidiano à Transformação: A Atuação Sustentável do Setores de Internação Clínica
11 de fevereiro de 2025

Com a implantação da coleta seletiva no Hospital São Julião há dez anos o trabalho de conscientização é diário e contínuo. Tudo tem início nos setores de internação clínica. Atualmente o hospital possui 151 leitos, distribuídos no Fenegró, Centro de Cuidados Continuados Integrados Aldo Rabino (CCI), Unidade Cirúrgica Francesco Caniatto, Pousada dos Pássaros, Pavilhão Ir. Maria Ponti, Ir. Luiza e Pavilhão 23.
A rotatividade de pacientes é constante e para isto é necessário que a equipe de assistência, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, estejam preparados para o descarte correto dos resíduos.

Este trabalho de sensibilização é realizado pela Gerência de Política Ambiental em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente do Hospital São Julião, que tem como coordenadora e enfermeira, Roberta Salles, que por meio de um cronograma treina os profissionais da equipe de enfermagem para atuarem no dia a dia da instituição.
Em cada setor de internação, há lixeiras de identificação para que as equipes descartem de maneira correta os materiais utilizados nos atendimentos e procedimentos cirúrgicos. A enfermeira Roberta Salles afirma que houve desafios ao longo do processo, mas com um trabalho adequado e treinamento as conquistas foram promissoras.
“Os resultados foram excelentes! Observamos uma redução no descarte incorreto de resíduos nas enfermarias, e a disseminação das informações sobre o Programa Lixo Zero entre os colaboradores foi fundamental para a implementação eficaz das práticas sustentáveis.”
O São Julião é o primeiro hospital do Brasil e da América Latina a receber o selo Rumo Ao Lixo Zero, se tornando referência no país nas boas práticas ambientais.
Você pode nos ajudar a manter o Hospital São Julião de diversas maneiras. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (67) 3358-1500, ramal 1093.



Texto & Foto: Heloísa Fontes