Dia de São Julião
12 de fevereiro de 2025

Hoje, 12 de fevereiro é celebrado dia de São Julião Hospitaleiro, santo que dá nome ao nosso hospital. Conta a tradição que os pais de Julião eram nobres e viviam em um castelo. Com o passar do tempo ficou famoso como soldado mercenário. Casou-se com uma princesa e foi m morar em castelo. Certa noite, saiu para caçar, avisando que voltaria só ao nascer do sol. Algumas horas depois, seus pais, já idosos, chegaram para revê-lo. Foram bem acolhidos pela nora que lhes cedeu o seu quarto para aguardarem o filho, repousando.
Julião regressou irritado porque não conseguira nenhuma caça. Mas a lembrança da esposa a sua espera acalmou seu coração. Na penumbra do quarto, percebeu que na cama havia duas pessoas. Possuído pela cólera matou os dois com seu punhal. Ao tentar sair, viu o vulto de sua mulher na porta do quarto. Então, ele compreendeu tudo. Desesperado abriu as janelas e viu que tinha assassinado os pais. Após os funerais, colocou a esposa num mosteiro, doou os bens aos pobres e partiu para cuidar da alma. Tornou-se outro homem, calmo, humilde e pacífico.
DEDICAÇÃO AOS LEPROSOS
São Julião sentia necessidade de salvar vidas, ajudar os velhos e as crianças doentes e pobres. Decidiu então ajudar os leprosos na travessia de um rio, que pela violência da correnteza fazia muitas vítimas.
Julião, construiu sozinho um caminho para descer até o rio. Em seguida reparou um velho barco e ergueu uma grande cabana. A travessia passou a ser conhecida por todos os leprosos, pois além de conduzi-los de graça, eram tratados por ele, na cabana. Ficou conhecido por “Julião Hospitaleiro”.
Costumava ir esmolar para distribuir o que ganhava com os que já não podiam caminhar. A cabana se tornou um verdadeiro hospital para leprosos. Esta é a história de Julião Hospitaleiro, e se encontra descrita, num dos vitrais da Catedral de Notre Dame, na França, que guarda suas relíquias.
REABILITANDO VIDAS
Há 83 anos o Hospital São Julião continua seguindo os passos desse santo que salvou vidas e restaurou a esperança de tantas pessoas. Uma trajetória marcada pela superação de desafios desde os primeiros tempos de isolamento dos hansenianos até a consolidação de uma instituição que hoje presta um atendimento humanizado para a população de Mato Grosso do Sul. Neste dia o
Hospital São Julião, reafirma o compromisso em reabilitar vidas com a mesma dedicação que São Julião demonstrou em sua jornada.
Você pode nos ajudar a manter o Hospital São Julião de diversas maneiras. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (67) 3358-1500, ramal 1093.
Assessoria de Comunicação